arquitetura vernacular

O que é arquitetura vernacular?

A arquitetura vernacular é um estilo modesto de construção que é específico de uma região e período. Baseia-se no uso de materiais e conhecimentos locais para construir casas, e geralmente é feito sem a supervisão de um arquiteto profissional.

Em teoria, uma casa vernacular é construída sem um arquiteto. Construtores locais usaram o que estava disponível para eles e usaram uma variedade de estilos de design para criar casas simples que se tornaram distintas para uma área específica.

É difícil definir especificações exatas para toda a arquitetura vernacular. Muito do que você vê depende da cultura e dos recursos de cada área.  Tradicionalmente, as pessoas vasculhavam e usavam todos e quaisquer recursos que pudessem encontrar para criar uma estrutura robusta que forneceria um habitat hospitaleiro em climas severos.

As construções nos dizem muito sobre o lugar em que estão inseridas. É um reflexo da cultura da época em que foi construída e dos recursos a que teve acesso. Ele conta a história das pessoas que viveram nele e essa história varia ao redor do mundo. 

arquitetura vernacular
As casas com telhado de grama da Islândia datam do século 9 e servem como isolamento térmico.

História da arquitetura vernacular

A arquitetura vernacular engloba tradições de construção cultural que foram transmitidas por várias gerações. Enquanto os estilos e técnicas evoluem, cada estrutura vernacular é modesta, econômica e sustentável. Essas casas existem desde que as pessoas começaram a construir estruturas primitivas.

Alguns historiadores argumentam que a maioria de todos os edifícios construídos antes de meados do século XVII são considerados vernaculares porque os arquitetos formais não supervisionaram essas construções. Em vez disso, casas de campo idílicas foram construídas por comerciantes locais, implementando habilidades aprendidas localmente.

casa de palafitas 1
As casas de palafita são construídas em áreas alagadiças e presentes em vários continentes como América do Sul e Ásia.

O termo ‘vernáculo’ tornou-se parte do discurso de construção no século 19, quando os colonialistas descobriram novos métodos de construção em outras partes do mundo. Os arquitetos da época desprezavam essas casas mais rudimentares e pitorescas, sugerindo em parte que seu estilo de construção era melhor e mais refinado.

Características da arquitetura vernacular

Como a arquitetura vernacular é construída pelas pessoas para as pessoas, as casas tendem a ser mais simples e menos definitivas do que outras formas de arquitetura. Outros tipos de arquitetura usam um conjunto deliberado de regras e materiais. Aqui, há menos ênfase em regras ou estética e mais em criar algo fácil e eficaz sem precisar viajar muito para comprar materiais de construção.

Aqui estão algumas maneiras de distinguir a arquitetura vernacular de outros estilos:

• Os construtores usam materiais baratos e design utilitário. Os materiais eram geralmente acessíveis e de origem local. O design foi concebido para se concentrar na função sobre a beleza.

• O design evolui. Os construtores locais aprenderiam com suas experiências e ajustariam as casas para refletir essa experiência.

• As casas muitas vezes incorporam a tecnologia local, as condições sociais e a cultura. Você verá alguns temas comuns entre a arquitetura vernacular em uma determinada área. O tema pode significar materiais semelhantes usados ​​ou estilos de design semelhantes que podem ser uma mistura de outros estilos mais mundanos. Você também pode ver casas agrupadas mais próximas ou complexos de apartamentos em áreas com uma população densa. Algumas casas podem apresentar costumes religiosos. Casas com moradores mais pobres seriam menores e menos elaboradas.

• O design reflete o clima. Por exemplo, os construtores podem considerar a direção da casa ao posicionar as janelas. Materiais específicos podem ser usados ​​para ajudar na temporada de inverno, etc.

casa de madeira 1
Casas com estruturas de madeira maciça (Timber Framing) são comuns da Inglaterra e Alemanha.

Como avançamos?

A arquitetura vernacular é um reflexo das sociedades, intervalos de tempo e lugares, enquanto a sustentabilidade é a prática de um estilo de vida mais sustentado para as próximas gerações e não apenas o mero pensamento de reduzir o consumo de energia. A combinação de arquitetura vernacular e sustentabilidade é vital e evidencia a identidade de um local.

Embora os métodos modernos de construção tenham tornado os edifícios mais duráveis, também geram uma grande quantidade de resíduos. Em 2017, a indústria gerou cerca de 20,4 milhões de toneladas de resíduos de demolição e construção, como manutenção de estradas e escavação de terrenos. Não só isso, mas os edifícios comerciais também contribuem para um uso muito maior do consumo de energia.

6bengenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale conosco!