O que é Bioarquitetura?
Atualmente há uma revisitação na integração da natureza com a arquitetura. A bioarquitetura promove construções mais sustentáveis, muitas vezes projetadas com áreas verdes e amplas. Além disso, os arquitetos aproveitam de maneira inteligente a luz solar e a ventilação, e também usam materiais mais naturais. A bioarquitetura se trata tanto de construções que mimificam ou se inspiram em estruturas encontradas na natureza, quanto os construídos de maneira ecologicamente correta.
Além da integração com a natureza, as construções bioarquitetônicas devem ter conforto, funcionalidade e eficiência. Um dos pontos fortes desse braço da arquitetura é o aproveitamento das características climáticas de cada região, gerando assim conforto térmico, acústico e lumínico. Por conta disso, o consumo de energia diminui.
Materiais Usados na Bioarquitetura
Um grande desafio da bioarquitetura é aproveitar o máximo quando se trata de sustentabilidade, sem abrir mão da tecnologia atual disponível. E quando se fala em projeto sustentável, é impossível não falar de arquitetura vernacular. Um exemplo são as técnicas de construção de paredes com terra crua, uma excelente opção para um menor impacto ambiental possível.
Esse tipo de parede ajuda no controle de temperatura e umidade internas, além de não ser danoso à saúde.
As madeiras também são ótimas opções, e têm substituído o aço e o concreto, materiais que têm alto impacto ambiental durante o processo de fabricação.
Quando se trata de coberturas, um “telhado verde”, ou cobertura ajardinada é uma ótima escolha. Esse tipo de telhado tem uma alta capacidade de controle de temperatura, além de servir como local de plantio e cultivo.
Bioarquitetura e o Cuidado Com o Meio Ambiente
O cuidado com o meio ambiente já deve ser pensado antes mesmo de iniciar a obra de um projeto de bioarquitetura. Adquirindo materiais produzidos na própria região você ajuda a estimular a economia local, além de reduzir o gasto de combustível, e com isso a emissão de poluentes, pois os materiais não precisam ser transportados de uma região vizinha, ou até mais longe.
É comum vermos belas imagens de construções onde árvores são parte integrante do ambiente interno, deixando o local mais harmonioso. Algo que também é possível graças a esse ramo mais ecológico e verde da arquitetura. Essas árvores e plantas no interior de uma construção ajudam no controle da temperatura, fazendo com que o uso constante de climatizadores seja diminuído.
Técnicas e Materiais Usados na Bioarquitetura
Confira abaixo algumas técnicas usadas na bioarquitetura:
Adobe: tijolo de barro e palha, moldado e seco ao sol de forma natural.
Superadobe: técnica que utiliza sacos com terra comprimida para fazer paredes e cobertura.
Solocimento: tijolo prensado feito com argila, cimento e areia.
Taipa de mão: técnica que consiste na construção de quadros preeenchidos por trama de galhos ou bambus.
COB: tipo de construção em que se usa areia, argila, e terra moldadas de forma desejada. Pode ser feito com enxadas, pás, mãos e pés.
Se for parar para pensar, algumas pousadas, hotéis e resorts paradisíacos usam esses tipos de materiais, e nem por isso deixam de ser aconchegantes. Muito pelo contrário, pois geralmente são próximos de belas paisagens, e a temperatura ambiente é agradável.
Bioarquitetura e Paisagismo
Uma ótima notícia quando se trata de bioarquitetura é que ela está ao alcance de todos, pois não está ligada apenas a grandes construções, mas sim a projetos variados que ajudam na preservação do meio ambiente. São chamados de paisagismo produtivo. Vejamos alguns exemplos:
Telhado verde: citado anteriormente de forma breve, não apenas controla a temperatura, como também absorve ruídos e purifica o ar local.
Horta urbana: consome 80% menos água que o sistema de cultivo convencional, pois capta a água da chuva.
Jardim vertical: assim como o telhado verde, controla a temperatura, a umidade, absorve ruídos e purifica o ar local. Por ser no ambiente interno, a instalação é mais fácil, e serve como uma bela decoração natural.
Aquaponia: ciclo de produção de peixes e hortaliças no qual os excrementos dos peixes alimentam as plantas, e as plantas filtram a água dos peixes.
A integração da natureza com nossas construções pode influenciar no bem-estar e saúde de seus usuários, além de diminuir o impacto ambiental da indústria de construção civil. E você, gostaria de incorporar os princípios a bioarquitetura na sua casa?