orientacao rolar 1

Orientação Solar: A Importância do Sol Nas Construções

À primeira vista pode parecer de pouca ou nenhuma importância para quem não entende do assunto quando se trata da orientação solar em relação à construção. Mas para o arquiteto esse deve ser um ponto a ser levado em consideração.

Na engenharia a orientação solar é a forma como a luz do sol vai influenciar no conforto ou desconforto dos moradores de um determinado edifício ou moradia. E não se trata apenas do conforto das pessoas, mas também de como esses raios solares vão afetar os móveis e objetos do local. Por isso, se a construção em relação a posição do sol não for levada em consideração, os objetos dentro do ambiente podem ser danificados.

É de grande importância observar a incidência dos raios solares sobre os cômodos, pois se esses detalhes não forem acertados, os cômodos que precisam de mais luz podem não receber, enquanto os que não necessitam tanto podem ter excesso de luz.

orientação solar

A Orientação Solar no Imóvel Ajuda a Evitar Problemas

Mais importante que isso, a luz solar quando bem aproveitada pode incidir sobre os cômodos e espantar visitantes indesejados, como fungos, mofos e bolores. Isso porque o sol não vai permitir que a umidade se instale e permaneça no ambiente. Dessa forma, além de ter um ambiente mais agradável, problemas de saúde decorrentes da umidade são evitados.

Já se sabe há um bom tempo dos benefícios da luz solar para a saúde. Quem não gosta de um belo dia de sol com uma temperatura agradável? Por isso é interessante aproveitar esse remédio da natureza tanto num ambiente externo, quanto dentro de casa.

Como Aproveitar a Orientação Solar na Construção

Sabendo da importância de construir aproveitando a posição do sol, como fazer então para usar esse fator a favor do projeto? Pois bem, vamos analisar os seguintes pontos:

Como o sol nasce no leste e se põe no oeste, o ideal é que os quartos estejam posicionados de maneira que os raios de sol das primeiras horas do dia iluminem esses cômodos. Assim os quartos terão uma temperatura agradável pela manhã, e não estarão quentes durante os dias de alta temperatura.

Já nos cômodos menos frequentados, como garagem e lavanderia, o ideal é que fiquem posicionados para o oeste, onde o sol se põe.

Quanto ao banheiro, deve haver uma incidência dos raios solares numa determinada hora do dia, para evitar a proliferação de mofo.

Essa questão da posição do sol no ambiente interno deve ser vista com mais atenção principalmente na região Sul do Brasil, onde há cidades com maior umidade do ar, temperaturas mais baixas e semanas chuvosas. Ao morar nesses lugares, deve-se aproveitar o máximo da claridade nos dias ensolarados.

Outro ponto que deve ser observado é se há edifícios, sobrados ou árvores ao redor, pois isso vai influenciar diretamente em quanto sua casa ou apartamento vai receber de luz e sombra.

A “Lei do Direito ao Sol”

A incidência correta de luz do sol em uma residência é de tamanha importância que, desde a Roma Antiga, já se falava sobre o “direito ao sol” nas construções. No Japão, a lei do direito ao sol é chamada de “Nissho-ken”, e por conta dela, mais de 300 cidades japonesas definiram limitem a serem respeitados por novas construções, para que não façam sombra em imóveis já existentes. Em 1976, um tribunal distrital de Tóquio condenou um prédio comercial a pagar cerca de 7 mil dólares para cada morador prejudicado pela falta de luz solar decorrente de sua construção.

A Importância do Sol na Hora de Adquirir um Imóvel

Olhando agora pela ótica do comprador ou locatário do imóvel, quando a construção já está pronta, só esperando alguém que a ocupe, é interessante seguir algumas dicas:

— Visitar o local em dias e horários diferentes, para ver como o sol influencia nos ambientes;

— Observar a região da cidade onde o imóvel está localizado, e como a luz solar se comporta no nascer e pôr do sol nesses locais;

— Levar em conta a orientação do imóvel em relação aos pontos cardeais.

Uma dica extra:

Para quem já tem seu imóvel, e só agora está descobrindo a importância da luz do sol nos ambientes, o interessante é mudar os móveis e objetos de lugar para ver de que forma o sol vai atingí-los. Em casos extremos, dá para experimentar trocar os cômodos. Caso haja um quarto que serve como um pequeno depósito, e que esteja recebendo uma boa quantidade de sol pela manhã, o melhor seria ter um quarto de dormir ali.

Agora que você tem as dicas em mãos de como aproveitar a incidência do sol no imóvel, o melhor é colocar em prática, e assim ter um ambiente agradável de se conviver, e também receber visitas.

6bengenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fale conosco!