Movimento Tiny House
Há quem diga que mansões e grandes moradas são símbolo de riqueza e luxo. Claro, não se pode negar isso, pois para adquirir e manter uma casa grande com vários cômodos é necessário ter muito dinheiro.
Mas há outro fato que não podemos negar: o de que a riqueza é subjetiva. Riqueza é quando você tem recursos de sobra para você e também para ajudar os outros, independente da quantia. Em outras palavras, uma vida abundante.
Uma família que vive numa casa simples no campo pode ter uma vida boa e confortável, da mesma forma que uma família que mora numa mansão. Uma casa pequena não é sinônimo de pobreza. Para muitas pessoas, ela pode ser sinônimo de bem-estar e aconchego. É o caso das Tiny Houses.
Mas o que são as Tiny Houses? Traduzindo para o português, podemos chamar de mini casas, ou casas minúsculas. E é essa realmente a proposta: ser minimalista não somente no interior da casa, mas na casa inteira, por dentro e por fora. Essa vida minimalista é conhecida como Tiny Living.
Quando começou o movimento Tiny House?
Esse conceito de mini casas começou nos Estados Unidos nos anos 90, mas tomou maiores proporções em meados de 2007. Dizem que quem deu início foi um americano chamado Jay Shafer, que já estava acostumado com lugares pequenos, pois morava num trailer. Ele conta que fez o desenho de uma casa, e tirou dele tudo que considerava desnecessário. Assim acabou se deparando com a imagem de uma casa bem pequena. Ele escreveu o primeiro livro do movimento, chamado “The Small House Book” (O Livro da Casa Pequena, em inglês) em 1999. A ideia do movimento é a de que ter menos espaço e menos posses materiais pode criar espaço em nossas vidas para coisas mais importantes, como experiências reais.
Quais as medidas de uma Tiny House?
E quando se trata de medidas, realmente as Tiny Houses são pequenas mesmo. Para se ter uma ideia, o tamanho delas varia entre 8m² e aproximadamente 38m². Se passar disso, já não pode ser considerada uma mini casa. Muitos podem pensar que elas são pequenas demais, e dessa forma podem não ter muito espaço nos cômodos. Aqui está um dos segredos: ao construir uma casa dessas, o ideal é escolher qual cômodo vai ser o destaque. Por exemplo, se a pessoa ou o casal gosta muito de cozinhar, então é o espaço gourmet que vai ser a estrela da mini casa. Se quer receber visitas, a sala vai ser a prioridade. E assim por diante.
Vantagens e desvantagens de uma Tiny House
Claro que nem tudo são flores. Existem as vantagens e desvantagens de morar numa mini casa. Veja alguns abaixo:
Vantagens:
- Sustentabilidade na construção da casa e no estilo de vida.
- Menos estresse, gerando qualidade de vida.
- Os modelos de mini casas móveis não têm imposto.
- Casa finalizada em cerca de 3 meses, dependendo do modelo.
Desvantagens:
- Custo alto de construção.
- Ainda há poucos profissionais no Brasil que sabem construir uma Tiny House.
- Poucos itens podem ser acumulados no interior da casa.
Apesar das mini casas ainda custarem caro, a vantagem vem a médio e longo prazo, onde o custo com móveis, energia elétrica e esforço para limpar a casa e manutenção são menores. Sem falar nas mini casas sobre rodas, que lembram um trailer. Com esse estilo de casa, o morador pode ir onde quiser e dormir no aconchego do próprio lar.
É possível alugar uma Tiny House?
O interessante é que para quem quer conhecer uma tiny house, ou tem vontade de morar numa, mas não está tão seguro do investimento, é possível passar um feriado ou final de samana em uma através do Airbnb. Dessa forma, já dá para ter uma experiência breve de como é viver numa mini casa.
Um exemplo é a tiny house chamada “Glória da Manhã”, localizada no estado de Santa Catarina. Ela é cercada de montanhas, com trilhas e rios. Por tudo que ela oferece, dentro e fora da casa, muitas pessoas têm se encantado com a experiência de passar pelo menos uma noite na mini casa.
A crescente tendência da Tiny House
Uma coisa é fato: as Tiny Houses estão se tornando tendência, pois cada vez mais pessoas estão buscando ter um estilo de vida minimalista, tanto no vestir quanto no morar. Muitas pessoas estão se cansando do estresse da cidade, morando num apartamento ou casa grande. Por conta disso estão procurando morar mais próximo da natureza, da calmaria. Nessa questão as mini casas podem ser uma ótima opção.