Áreas de Atuação do Arquiteto
Sempre quando se escolhe um curso superior ou técnico para estudar, as pessoas geralmente pesquisam as áreas de atuação e as oportunidades de trabalho referentes ao curso escolhido, além, claro, do salário. E no caso da arquitetura não é diferente. Logicamente, no final do curso de arquitetura, por todo o aprendizado, tempo investido e caminho árduo que trilhou, o recém-formado arquiteto quer encontrar um ótimo trabalho, que lhe dê um bom retorno financeiro.
Muitos nem imaginam quantas opções de trabalho existem para quem se forma em arquitetura. Boa parte deve pensar que um arquiteto vai mexer apenas com construções, obras e materiais referentes a isso. Veja a seguir 6 áreas de atuação do arquiteto.
Obras e Construções
Essa é a área de atuação do arquiteto mais conhecida. Mesmo assim, ainda pode abranger várias funções dentro dessa área. Além de trabalhar com projetos e execução de construções, ele ainda pode atuar na reforma de edifícios.
Outra função que o arquiteto pode exercer dentro da área de obras e construções é a de criar projetos para grandes arranha-céus e calcular estruturas. Obviamente, esse tipo de função tem suas limitações, pois há coisas que cabem ao engenheiro fazer.
Paisagismo
Sim, uma das áreas de atuação do arquiteto inclui o paisagismo. O que seria de uma bela construção se ela fosse linda aos olhos apenas por fora? Um edifício precisa mostrar sua beleza por fora e por dentro. Com isso, o arquiteto acaba deixando sua assinatura, sua digital na obra. Cada detalhe de uma bela obra de paisagismo chama a atenção, e tem o porquê de estar ali. Isso mostra que o arquiteto responsável pelo projeto sabe o que está fazendo.
E não é só numa área interna que o paisagista pode atuar. Ele pode também trabalhar em projetos como praças, parques e canteiros.
Planejamento Urbano
As cidades estão em constantes crescimento e movimento. O número de pessoas e veículos não para de aumentar, e com isso as ruas vão se tornando cada vez mais estreitas. Um arquiteto que atua na área de planejamento urbano pode fazer uma grande diferença na hora de contribuir para o desenvolvimento de uma cidade. Assim como as cidades sofrem mudanças e adaptações por conta do fluxo, um arquiteto urbanista também precisa estar atento às mudanças, e se adaptar para entender como fazer para melhorar a cidade em diversos aspectos.
Cinema e Games
Para quem ama as áreas de cinema e games, como também a arquitetura, saiba que é possível unir o útil ao agradável. É uma ótima oportunidade, pois são áreas de atuação da arquitetura que tem crescido muito nos últimos anos.
Mas como o arquiteto vai trabalhar nessas áreas? Simples. Tanto os jogos como os filmes, séries e novelas precisam de cenários, de locações, de cidades cenográficas. Montar uma cidade ou um bairro do zero, sendo digitalmente ou com materiais tangíveis só é possível graças ao arquiteto.
Projetos de Restauração
Os monumentos e construções antigas de uma cidade contam a história daquele lugar e que tipo de cultura e tradição existem ali. É triste quando se vê belas obras históricas depredadas, seja por atos de vandalismo ou pelo tempo. Essa área de atuação da arquitetura é de extrema importância para manter a conservação da história e cultura de uma cidade.
Quando se trata de um edifício, os detalhes precisam ser vistos com atenção, pois a obra deve manter a originalidade, mas dessa vez reformada e repintada.
Projetos de Iluminação
Muitos pensam que a luminotécnica, ou seja, a área de projetos de iluminação pode ser feita apenas pelo design de interiores. Mas a boa notícia para quem quer trabalhar na área da arquitetura é que o arquiteto também pode executar projetos nesse ramo.
Parece até sem importância a questão da iluminação num ambiente, mas é o contrário. Uma boa iluminação interna, por exemplo, pode influenciar no humor e na capacidade de focar no trabalho. Afinal de contas, quem gosta de trabalhar num ambiente mal iluminado? Nas linhas de produção, os trabalhadores precisar enxergar bem os materiais com os quais estão lidando. Nos escritórios, os funcionários precisam da luz ideal para não cansar os olhos.
Muitas outras áreas de atuação do arquiteto poderiam ser descritas aqui. Esses exemplos são apenas para se ter uma ideia do quão amplo é o mercado de trabalho para quem quer atuar na arquitetura. Espaço não falta. Basta ter a vontade de aprender e se adaptar às mudanças. Dessa forma, o reconhecimento vem!