diferença entre arquiteto e engenheiro

Diferença Entre Engenheiro e Arquiteto

No ramo da construção civil existem muitas áreas de formação e atuação. Desde a idealização de uma obra ou projeto até sua conclusão, muitos profissionais são envolvidos. Há muitos detalhes que precisam ser vistos para que o projeto seja concluído com sucesso sem dar transtornos a curto, médio ou longo prazo.

Quando se trata de obras ou empreendimentos, os profissionais mais lembrados são os do ramo de engenharia e arquitetura. E muitos não sabem a diferença entre essas duas áreas de atuação. Vamos descobrir agora qual a diferença entre engenheiro e arquiteto.

Engenharia

A engenharia civil se originou em meados do século XVIII, na Inglaterra, com alguns engenheiros projetando galpões industriais. John Smeaton foi o criador da Sociedade dos Engenheiros Civis, que desde aquela época tinha a finalidade de reunir profissionais para criar e executar grandes obras.

Foi a partir do século XIX que três grandes profissionais se encontraram: o engenheiro civil, o arquiteto e os construtores.

As áreas de atuação da engenharia civil são bem abrangentes. Vão desde transporte, saneamento, recursos hídricos, energia, construção, edificação e outros. O engenheiro civil também é responsável pelo cálculo da área a ser construída, a quantidade de material usado, a segurança da obra e seu uso posterior.

Além disso, ele é responsável ​​por aplicar conhecimentos matemáticos e científicos para desenvolver soluções técnicas para um problema. Também podem projetar materiais, sistemas e estruturas considerando praticidade, segurança e custo.

Os engenheiros são responsáveis ​​por fazer as contas por trás de toda a estrutura a ser construída. Eles supervisionam a viabilidade da construção, se o edifício pode ser construído da maneira como foi projetado e se encarregam de quantos materiais são necessários e implantados para a construção. 

diferença entre engenheiro e arquiteto

Arquitetura

Os arquitetos devem seguir as regras locais do local onde a estrutura está sendo construída, como quantos andares um edifício pode ter antes de uma licença de extensão ser necessária, a distância legalmente definida entre duas paredes ou tetos e o piso, etc. Em termos de projeto de estruturas como pontes, viadutos, etc., um engenheiro estrutural é o único responsável pelo projeto, bem como pela construção dessa estrutura específica.

Já os arquitetos são pessoas treinadas para planejar, projetar e supervisionar a construção dos edifícios. Eles são muitas vezes o cérebro por trás de toda a operação. Embora a maioria das pessoas suponha automaticamente que os arquitetos estão limitados a projetar edifícios, é um termo que abrange mais do que apenas isso. O trabalho de um arquiteto envolve projetar o edifício, manter o apelo estético do edifício, alocar o uso do espaço ao redor do edifício e, finalmente, supervisionar a construção. Eles também devem garantir a segurança e a utilidade prática do edifício. 

Ao projetar qualquer estrutura, um arquiteto precisa planejar suas ideias fazendo um desenho em escala. Antes que um engenheiro possa aprovar o projeto de um arquiteto, ele precisa analisar o projeto e selecionar materiais que possam sustentar a estrutura com segurança. Um engenheiro pega a planta apresentada pelo arquiteto e determina se é possível ou não construir e quais os melhores materiais a serem utilizados. Diferentes materiais têm diferentes vantagens, como maior resistência ou maior flexibilidade. Uma vantagem da madeira, por exemplo, é que ela fornece muita resistência, mas também pode ser cortada no tamanho certo com facilidade. O aço, no entanto, é melhor para edifícios altos porque é mais forte que a madeira e pode ser transformado em vigas longas. Há muitas decisões que envolvem cada pequeno detalhe do projeto e construção de estruturas. Para projetar estruturas seguras que durem por muitas décadas, os engenheiros devem se manter atualizados sobre as propriedades dos materiais, conhecer as falhas do projeto e pesquisar novas tecnologias de engenharia.

Se um edifício fosse o corpo humano, o arquitecto desenharia a alma do edifício, dando-lhe assim um carater, como o faria se sentir: arejado, aberto, feliz, escuro, úmido, deprimido, aconchegante, confortável, seguro, etc.

O engenheiro constrói o esqueleto, ossos e músculos e todas as funções. É ele que faz funcionar. Mas sem o projeto, sem o raio-X (plantas e desenhos), não se pode esperar que um engenheiro execute qualquer operação no prédio.

6bengenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!