ventilação cruzada

Aproveitando a Ventilação Cruzada Nos Ambientes Internos

A maioria das pessoas já visitou a casa de um amigo ou parente, e sentiu aquele ar fresco entrando e ventilando o ambiente, dando aquela sensação de alívio e bem-estar. Por mais que algumas casas que tenham esse tipo de ventilação não tenham sido planejadamente construídas para isso, esse ar que circula pelos cômodos é chamado de ventilação cruzada. Mas afinal, o que é essa tal ventilação?

Na arquitetura, a ventilação cruzada é uma opção para substituir os condicionadores de ar. Aproveita-se o ar natural que o ambiente externo proporciona, usando-o para arejar os cômodos. Dessa forma, a corrente de ar refresca toda a casa. Mas como ficaria isso numa residência?

Vamos imaginar que uma casa tenha uma janela numa determinada parede. Para que a ventilação seja eficiente, a parede oposta deve ter outra janela, na mesma direção. Assim o ar irá circular no interior da residência com mais facilidade, sem “se perder” no ambiente.

Ventilação cruzada e saúde

Em regiões mais úmidas, muitas casas costumam ter incidência de fungos e outros tipos de invasores que gostam de umidade. E nessas regiões, mesmo com as portas e janelas abertas, a umidade permanece. Isso porque muito provavelmente a casa não foi projetada para receber adequadamente a ventilação que vem de fora.

Sem contar que sempre há aqueles que gostam de deixar a casa fechada, mesmo em dias de sol. Outros porque não querem deixar o frio entrar. De qualquer forma, esse tipo de privação do ar puro faz com que impurezas permaneçam no interior da residência, que fungos se proliferem e, em dias de sol, os cômodos ficam mais abafados. Esses fatores causam incômodo, desconforto e o mais preocupante, doenças respiratórias.

ventilação cruzada

A qualidade do ar é um assunto de tamanha importância, que foi divulgado um estudo pela revista científica Nature, que demonstrou como a poluição atmosférica está relacionada com a queda da performance cognitiva, ou seja, a capacidade de pensar, fazer cálculos e dar respostas rápidas. E essa poluição, principalmente no interior da casa também pode atrapalhar na qualidade do sono.

É aí que entra o arquiteto experiente, para projetar da melhor forma possível uma casa sustentável onde, por mais que haja condicionadores de ar ou ventiladores, eles não precisem ser usados com frequência, por conta da boa ventilação que circula pela casa. Afinal, ver a conta de luz reduzida no fim do mês deixa qualquer um feliz, não é mesmo?

Ventilação cruzada e luz ambiente

Outro ponto importante a ser mencionado é o fator iluminação. Para se ter um ambiente bem ventilado, é necessário um bom número de janelas, ou até mesmo janelas maiores. Com isso, além da ventilação natural, a luz natural também se torna um aliado na hora de eliminar a umidade do local. Sem contar que, se o cômodo tem uma boa iluminação proveniente do ambiente externo, não há a necessidade de se acender a luz, a não ser ao amanhecer ou entardecer. Assim temos mais um ponto positivo para a sustentabilidade, gerando economia de energia.

Caso a ventilação natural não seja forte o suficiente para produzir uma corrente de ar que circule pelos cômodos, a ventilação cruzada ainda conta com a eficiência do chamado efeito chaminé. Ele é chamado assim por conta do ar quente — mais leve e menos denso — que sobe, enquanto o ar frio — mais denso e pesado — desce. Esse efeito acontece nas casas em que há aberturas mais acima, próximas do teto. Dessa forma, o ar quente sai com maior facilidade, deixando o ambiente fresco e arejado. Além disso, essas aberturas também vão proporcionar uma melhora na claridade do local.

Como fazer a ventilação cruzada da sua casa

Agora que você conhece os incríveis benefícios da ventilação cruzada, provavelmente está se perguntando como pode fazer isso acontecer. A boa notícia é que é uma técnica muito simples. Depois de seguir as etapas encontradas nesta seção, você poderá fazer a ventilação cruzada em sua casa.

Aqui está o processo passo a passo:

  1. Descubra onde o vento está soprando. Você pode andar lá fora e testá-lo com uma bandeira ou colocar a mão no ar para descobrir por onde deve começar. Muitos aplicativos meteorológicos mostram a direção do vento, o que pode ser muito útil. Aproveite este tempo para fazer um mapa bidimensional de sua casa e marque os lados norte, leste, sul e oeste.
  2. Localize todas as portas, janelas e aberturas ao redor de sua casa. Quando você souber onde eles são encontrados, você pode prosseguir para a próxima etapa. Lembre-se de que nem todas as casas têm janelas e portas perfeitamente posicionadas na direção do vento, então você terá que brincar um pouco com elas.
  3. Abra uma entrada (apenas uma ou duas no máximo) no lado vindo da direção do vento. Depois de determinar a melhor entrada, você pode abri-la e sentir a força do fluxo de ar. Para casas grandes, abra uma janela adicional para promover mais ventilação cruzada. Se você estiver trabalhando apenas em uma sala pequena, uma entrada é mais que suficiente.
  4. Abra uma ou mais janelas/saídas no lado oposto da casa. Na maioria dos casos, uma ou duas saídas deve funcionar bem. Muitas saídas terão o mesmo efeito que muitas entradas; você fará com que o fluxo de ar se mova aleatoriamente, arruinando os efeitos da ventilação cruzada. O ar fresco entrará, mas não fará o necessário para abaixar a temperatura do ambiente.
  5. Teste seus resultados, feche algumas saídas ou entradas e repita até ficar satisfeito com os resultados. Tenha em mente que a direção do vento mudará ao longo do dia ou em semanas diferentes. Então talvez você precise plano diferentes para diferentes épocas do ano.

Como você pode ver, é relativamente fácil incorporar ventilação cruzada em sua casa. Algumas janelas e portas devem fazer o truque. Não abra muitos, ou você acabará causando um fluxo de ar em turbilhão, interrompendo o processo antes que ele comece.

Agora você já tem uma noção de como funciona a ventilação cruzada. Por isso, o ideal é contratar um arquiteto para que possa lhe orientar, afim de que sua casa ou ambiente de trabalho aproveite da melhor forma possível o ar que vem de fora. Assim, além de conviver num ambiente ventilado e iluminado, o seu bolso vai agradecer, devido à economia que você vai ter no final do mês. 

6bengenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!