Diferenças Entre Engenheiro Civil e Técnico em Edificações
Você sabe quais as diferenças entre um engenheiro civil e técnico em edificações? Se você está pensando em contratar um profissional ou fazer um curso na área talvez essa dúvida já tenha passado pela sua cabeça. Os dois tipos de profissionais trabalham na área de construção civil mas em abrangências diferentes.
O curso de Engenharia Civil é um curso de ensino superior com a duração de 5 anos, e contempla todos os aspectos necessários para compreender a dinâmica das estruturas, dos fluídos, comportamento dos materiais, normas da construção civil e outros tópicos.
Por sua vez, o curso de Técnico em Edificações dura em média um ano e meio, e este pode ou não ser integrado ao Ensino Médio.
O Que Faz um Engenheiro Civil?
As diferenças entre engenheiro civil e técnico em edificações também está nas funções de cada um. As responsabilidades de um engenheiro civil são maiores, por ter uma curva de aprendizado maior que a do técnico. Eis alguns exemplos de sua função e atuação:
- Elaboração de projetos
- Gerenciamento de obras
- Orçamento e planejamento
- Cálculos de estruturas
- Obras de infraestrutura
- Saneamento
- Fiscalização de obras
Desde que respeite as normas técnicas da região de atuação, o engenheiro civil pode construir sem restrições. Já o técnico tem restrição quanto ao tipo de material e área construída.
A vantagem do engenheiro civil e sua área de atuação vai além, pois ele pode trabalhar não apenas em projetos de edificações, mas também em rodovias, pontes, barragens, estudo de solos e regularizações, etc.
O Que Faz um Técnico em Edificações?
O técnico em edificações também tem sua importância e lugar no mercado de trabalho. Ele é responsável por projetos estruturais, elétricos e hidrossanitários em edificações de até 80m². Isso desde que nessas obras sejam usadas concreto armado e não façam parte de um conjunto habitacional.
Além dessas áreas, o técnico também pode trabalhar em escritórios — desenvolvendo planejamentos de obras —, construtoras — atuando e acompanhando as atividades nos canteiros de obras — e também trabalhando como autônomo — conforme o que é autorizado pelo CREA.
Outra boa notícia a respeito do técnico em edificações é que sua área de atuação tem aumentado. Hoje em dia esses técnicos têm ganhado mais espaço pois há uma crescente necessidade de se ter pessoas com conhecimento técnico, supervisionando as obras durante todo o processo de construção, trabalhando ao lado de operários e engenheiros, sem substituir o trabalho destes.
No fim das contas, independente do profissional, as profissões de engenheiro civil e de técnico em edificações têm a sua importância, relevância e lugar de atuação dentro do ramo da construção civil. E se você está precisando de serviços de construção, planejamento e projetos de construção ou arquitetura, não deixe de entrar em contato conosco da 6B Engenharia e Arquitetura! Nossa equipe é completa para atender seu projeto do começo ao fim.