Como Funciona a Impressão 3D de Casas

Será a impressão 3D de casas o futuro da construção civil? Pode se tornar uma alternativa às técnicas tradicionais de construção no futuro? Quando se fala de tecnologia na engenharia e construção civil, podemos notar que está cada vez mais eficiente e fácil erguer uma casa ou edifício por conta dos avanços nessas áreas. Hoje em dia há diversos materiais usados na construção, o que agiliza o prazo de entrega.

Agora, imagine se um dia uma casa fosse construída por uma impressora 3D. Parece algo distante, tendo em vista o tamanho de uma casa comum, e a dimensão que a impressora teria que ter para realizar esse trabalho. Felizmente, isso já é possível, tanto que algumas empresas já o fizeram.

impressão 3d de casas

Vantagens de Impressão 3D de casas

A impressão 3D de casas vem mostrando como a tecnologia pode ser uma grande aliada quando se trata de engenharia e construção civil. Veremos aqui algumas vantagens desse processo:

Rápida Produção

A impressão 3D na indústria da construção significa tempo de produção significativamente reduzido. Isso porque as próprias máquinas são de alta velocidade, algumas delas podem fabricar casas de 55 a 75 metros quadrados em apenas 24 horas. Parece impressionante, não?

As impressoras 3D também são totalmente automatizadas, o que elimina o erro humano. A máquina precisa ser monitorada, mas a maior parte do processo de produção não envolve ajuda humana. Além disso, as impressoras 3D não usam ferramentas adicionais. Eles têm a construção programada. Não há necessidade materiais diferentes e outros aspectos que os métodos tradicionais exigem.

Desperdício de material quase zero

A principal vantagem do uso da impressão 3D é economizar muitos custos de produção com o desperdício de material. Isso porque uma impressora 3D usa exatamente a quantidade de material de que precisa. Produzir edifícios camada a camada e com estruturas treliçadas no seu interior permite uma considerável redução de custos. Não só isso, mas eles também são capazes de usar materiais reciclados.

A impressão 3D tem um impacto muito menor do que as formas tradicionais de fabricação. Uma empresa italiana chamada WASP levou a impressão 3D a um desenvolvimento significativo e projetou uma das maiores impressoras 3D do mundo, capaz de produzir casas com materiais locais e usar energia verde (hidrelétrica, eólica ou solar). Isso significa emissões de CO² muito menores, um grande problema na indústria da construção de hoje.

Redução de custos

Como mencionamos acima, a construção por impressão 3D permite reduzir o tempo de produção e o desperdício de materiais, além de envolver menos pessoas no processo. Tudo isso contribui para uma redução de custos no valor da obra. A impressora 3D pode trabalhar mais que 8 horas por dia, em horários ajustáveis utilizando a quantidade exata de materiais necessários.

Tipos de impressão 3D de casas

O método mais usado na impressão 3D é chamado de intrusão. Através desse método é possível criar um objeto por camadas, através de um ou mais bocais fixados num suporte móvel.

No caso da construção civil, temos dois tipos de suportes utilizados para a impressão 3D de casas. São eles:

Braço robótico

Com esse tipo de suporte é possível realizar múltiplas tarefas, pois o braço robótico tem a capacidade de imprimir em diversos ângulos, o que faz com que curvas complexas e geometria sejam impressas com precisão. A impressão 3D de casas através do braço robótico se torna possível pois esse tipo de suporte permite a impressão em tamanhos maiores.

chen 3dhome.lede2 1

Sistema de pórtico

Ao contrário do braço robótico, a impressão 3D de casas através do sistema de pórtico permite que o bocal por onde sai o material para a impressão se desloque por meio de “trilhos”, o que lembra uma ponte rolante.

Depositphotos 453011962 XL2

Casas construídas com impressão 3D

Uma das casas foi construída em apenas 5 semanas pela startup 3DCP Group, na cidade de Holstebro, na Dinamarca. Mikkel Brich, SEO e cofundador da empresa diz que “não parece tão impressionante quando você passa por ela na estrada, mas na verdade é um grande salto para a indústria e o futuro da construção”.Por se tratar da primeira “casa 3D” do grupo, ela foi nomeada de “Casa 1.0”. Para terminar o imóvel, a equipe trabalhou 18 horas por dia.

casa1.00
Casa 1.0

Outra casa erguida graças a impressora 3D foi desenvolvida pela Icon, empresa situada no Texas. Essa construção é chamada de House Zero, pois é o marco zero na construção de casas por uma impressora 3D. Essa residência tem mais de 180 metros quadrados, e conta com 3 quartos e 2 banheiros. As paredes são feitas com material à base de cimento, com reforço em aço.

House Zero

Jason Ballard, cofundador e CEO da Icon disse numa entrevista: “minha esperança é que essa casa provoque arquitetos, desenvolvedores, construtores e proprietários de imóveis a sonhar conosco sobre o futuro emocionante e esperançoso que a construção robótica, especificamente com a impressão 3D, possibilita. A habitação do nosso futuro deve ser diferente da habitação que hoje conhecemos”.

Solução a um problema global?

Com a população global alcançando a marca de 7 bilhões de pessoas, vários países enfrentam uma escassez na oferta de moradias seguras e com preços acessíveis. Estima-se que até 2025, 1,6bi de pessoas serão afetadas por esta crise pois o custo das moradias está aumentando mais rapidamente do que a renda dos trabalhadores. A impressão 3D pode se tornar uma solução para este problema com a possibilidade de construir casas e abrigos mais rapidamente com um custo reduzido. Afinal várias casas podem ser construídas com o mesmo software, modelo e materiais.

Agora sabemos o quão avançada está a tecnologia das impressões 3D, a ponto de já ser possível imprimir casas, abrigos e até prédios. A ideia das empresas que criaram essas habitações e tecnologias é de que esse seja o futuro da engenharia e construção civil. Mas enquanto a tecnologia se desenvolve, só o tempo dirá que lugar a impressão 3D de casas ocupará na indústria da construção civil.

6bengenharia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco!